Operações Estruturadas no MT5

 

Olá aos prezados amigos da comunidade MT5.

Inicialmente gostaria de agradecer aos militantes que sempre vejo respondendo questões variadas aqui o fórum. Acredito que disseminar gratuitamente o conhecimento é uma bela forma de caridade!

Pois bem, vou me apresentar primeiro e em seguida vou as perguntas, quaisquer daqueles que por aqui estão a ajudar, quiserem pontuar quaisquer contribuições em minha apresentação, toda a ajuda é grata.

Comecei a entrar no mercado em maio/20, e de lá para cá as perdas, seguindo opiniões de gurus, me ensinaram a persistir cada dia mais no estudo! Desenburrecimento é um processo eterno! E o único meio de recuperar as perdas é fortalecendo meu conhecimento e formando uma opinião mais concreta a cada loss. E seguir somente esta opinião, a minha. Escolhi o MT5 pois além de ser gratuito ; ) ! .O mesmo possui vasta biblioteca de indicadores, inclusive personalizáveis no market, possibilidade de replay, a maioria do desenvolvedores brasileiros que pesquisei de EAs personalizados no mercado em geral trabalham com MT5, é extremamente customizavel (bom por um lado e ruim por outro ), e principalmente a comunidade MQL5! Já aprendi e tenho muito a aprender lendo por aqui e em outras fontes. Enfim, o mercado exige estudo, disciplina e dedicação a arte! E o MT5 me proporciona o eterno desconforto com o status quo das coisas, conhecer a matématica por trás de cada indicador, EA, etc. Isso me empurra a estudar mais.

Às dúvidas!

Estou começando a me aventurar EM ESTUDOS nas operações estruturadas. E graças aos membros em outros tópicos, aprendi a criar os ativos sintéticos. Adicionando no campo “fórmula de instrumento sintético” as suas fórmulas de montagem. Ao observar os gráficos plotados neste ativos sintéticos, comecei a estudar os movimentos de tendência, os efeitos dos movimentos dos ativos principais no sintético etc. No entanto minha dúvida reside na diferença que se tem do gráfico para o valor da montagem em si.

Exemplo:

O gráfico desse sintético mostra a (operação da fórmula) dos last’s (último preço negociado do ativo). O melhor momento de entrada NESTE EXEMPLO, seria este gráfico estar abaixo de uma Banda de Bollinger, com RSI abaixo de 20. No entanto seria necessário possuir um gráfico que mostrasse a soma dos ASK’s dos ativos! Ao invés dos LAST’s. Pois somente assim tenho como monitorar o real custo de montagem e formar um gatilho. Da mesma forma a execução do STOP LOSS ou GAIN; é necessário possuir um gráfico que confirme a soma dos BID’s para assim executar o desmonte.

Assim fiquei com a seguinte dúvida

Existe alguma forma de plotar estes gráficos? De bid’s  e de ask’s? Ou melhor, é necessário?

Caso exista é possível executa-los como fundo do gráfico de preço? Como um oscilador que indicaria a minha entrada. Ou saída. Se não é so abrir três gráficos um dos last’s um de bid’s e um de ask’s e ir operando.

Resolvido esse problema assim que os estudos estiverem mais a frente, existe no Market algum EA que executasse por base nesses gráficos (ask’s e bid’s) ordens simultâneas? Ou em ordem de desmonte apropriada. (Ex. fechar operações vendidas e em seguida as compradas)

Tenho a desconfiança que muitos dos mestres operam operações assim tendo arranjado meios de resolver estas questões. Se possível compartilhe seu método!

Agradeço desde a já ajuda! Muito Obrigado